top of page

Conheça Ogum, um dos principais deuses da cultura brasileira e suas semelhanças com deuses de outras

Ogum - Um Guerreiro Universal

Ogum é um dos deuses mais importantes da cultura brasileira, sendo associado à guerra, à justiça e à proteção. Ele é também conhecido como o patrono dos artesãos, dos ferreiros e dos trabalhadores. Apesar de ser uma figura central na religião afro-brasileira, Ogum possui semelhanças com deuses de outras culturas, o que mostra a influência das diferentes tradições religiosas presentes no Brasil.


É interessante notar que deidades similares a Ogum podem ser encontradas em outras culturas ao redor do mundo. Essas deidades são geralmente associadas à guerra, força e proteção, e muitas vezes são consideradas figuras poderosas e temidas.


Neste texto, vamos explorar as semelhanças entre Ogum e esses deuses da guerra de outras tradições.


Semelhanças com deuses gregos e romanos:

Um exemplo é Ares, o deus grego da guerra. Ares é conhecido por ser impetuoso e violento, e é frequentemente retratado como um guerreiro musculoso armado com uma espada e uma escudo. Ele é considerado o guardião dos guerreiros e é invocado para proteção em batalha. Na mitologia grega, Ares é o filho de Zeus e Hera e é o irmão de Athena, deusa da sabedoria e da estratégia militar. Ele é frequentemente retratado como impetuoso e violento, mas também é visto como um deus leal aos seus aliados.


Na mitologia romana, o sinônimo de Ares é Marte! Inclusive, sua cor característica é o vermelho, que traz ao nosso inconsciente o sentimento de batalha, guerra, luta e conquista. Coincidentemente, as mesmas cores de São Jorge!


Outra associação possível é Hefestos, deus da forja da tecnologia (podendo ser também dos ferreiros, dos artesãos, dos escultores, da metalurgia, das armas, do fogo e dos vulcões – este último especialmente na mitologia romana, conhecido como Vulcano).


Semelhanças com deuses nórdicos e germânicos:

Outra deidade semelhante é Thor, o deus nórdico do trovão. Thor é conhecido por ser um guerreiro valente e forte, e é geralmente representado carregando um martelo mágico, o Mjolnir. Ele é o guardião dos guerreiros e é invocado para proteção em batalha. Na mitologia nórdica, Thor é o filho de Odin, o deus principal, e é visto como o protetor do povo Viking. Ele é frequentemente retratado como um guerreiro valente e forte, mas também é conhecido por ser bondoso e protetor de seus seguidores.


Na realidade, quando falamos de Deuses Nórdicos, a grande maioria possuí um caráter bélico. É comum vermos associação de Ogum à Tyr ou até mesmo a Odin.


Tyr é o deus germânico da guerra e da justiça. Ele é associado à coragem, força e virilidade. Ele é também visto como um protetor dos soldados e um defensor da justiça. Assim como Ogum, Tyr é visto como um líder forte e valente, mas também é retratado como impulsivo e violento.


Semelhanças com o hinduísmo:

Hanuman: deidade hindu invocado para força e coragem!

No hinduísmo, Hanuman é considerado como o deus da força, coragem e devoção. Ele é frequentemente retratado

como um guerreiro musculoso e é considerado como um protetor e aliado dos guerreiros. Ele é invocado para força e coragem em situações difíceis e é considerado como um dos mais leais seguidores de Rama, o deus encarnação de Vishnu. Na mitologia hindu, Hanuman é conhecido como o deus macaco, é considerado como a encarnação da devoção e é visto como um protetor dos seus seguidores.


Além desta associação, muitos assemelham a energia de Ogum com a energia do deus Shiva. Ambos são associados à destruição e à renovação, sendo vistos como deuses poderosos e temidos.


Particularmente, enquanto autor, enxergo Ogum muito mais alinhado com a energia de Hanuman do que com a energia de Shiva, mas isto é uma constação individual que você pode fazer aprofundando seus estudos.


Semelhanças com deuses egípcios:

Uma das principais semelhanças entre Ogum e os deuses egípcios é a sua relação com a guerra. Assim como Ogum, o deus egípcio Horus é visto como protetor da guerra e como um guerreiro valente. Além disso, ambos são associados à justiça e à retidão.


O deus egípcio Set é conhecido por ser o deus da guerra, da violência e da tempestade. Ele é frequentemente retratado como um guerreiro musculoso e é considerado como um protetor e aliado dos guerreiros. Ele é invocado para proteção em batalha e é considerado como um deus poderoso e temido.


Porém, essas duas deidades representam pólos opostos. Enquanto Hórus é visto como um deus da ordem e da justiça, Set está mais relacionado a fúria e autoritarismo. Ademais, as deidades egípcias são complexas demais para serem atribuídas a conceitos simples como "Guerra" ou "Ordem", então se você quer um artigo falando exclusivamente sobre deuses egípcios, deixa aqui no comentários a sua sugestão!


Conclusão:

Ogum é um dos deuses mais importantes da cultura brasileira, mas sua história e mitologia possuem influências de diferentes tradições religiosas. A semelhança entre Ogum e deuses de outras culturas mostra a riqueza e a diversidade da cultura brasileira, resultado da mistura de diferentes povos e tradições. É importante conhecer e respeitar essa diversidade para entender melhor a nossa própria cultura!


Se você gostou dessa publicação, deixa aqui nos comentários a sua sugesão para a nossa próxima publicação!


Compartilhe nas redes sociais e clique aqui para ler o nosso artigo original falando sobre Ogum e sua origem no Canbomblé!

38 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page