top of page

Ogum: O guerreiro protetor da Umbanda e Candomblé

Ogum é uma figura poderosa e reverenciada na tradição religiosa afro-brasileira do Candomblé. Ele é considerado o santo padroeiro do ferro, da guerra e da força masculina e é frequentemente invocado para proteção, vitória e sucesso em batalha. Suas origens podem ser rastreadas de volta à religião tradicional do povo Yoruba da Nigéria, onde ele é conhecido como Ogún.

Os Yoruba acreditavam que Ogún era o deus do ferro e da guerra e que ele tinha o poder de proteger e defender seus seguidores em tempos de conflito.


Quando os escravos Yoruba foram trazidos para o Brasil, eles levaram suas crenças religiosas com eles e Ogún acabou sincretizado com o santo católico São Jorge, tornando-se Ogum no processo.


Na Umbanda, Ogum é considerado um dos sete orixás principais (deidades, ou forças da natureza) e é honrado ao lado de outras figuras poderosas, como Xango, Oxalá e Iemanjá. Cada um dos orixás é associado a aspectos específicos da vida e Ogum é visto como o protetor de seus seguidores e o padroeiro de vitória e sucesso. Ele também é associado ao elemento fogo e é dito ter uma personalidade forte e fogosa.


Uma das formas mais importantes de honrar Ogum no Candomblé é através da prática de oferecer-lhe oferendas e presentes. Essas oferendas, que podem incluir comida, bebida e outros itens, são acreditadas para acalmar a energia de Ogum e assegurar sua colaboração. Oferendas de ferro, especialmente armas, como facas e espadas, são particularmente importantes para Ogum, pois são símbolos de seu poder e sua função como protetor.


Além de oferendas, os seguidores da Umbanda também honram Ogum através da realização de rituais e cerimônias específicas. Esses rituais, conhecidos como "sessões", geralmente envolvem música, dança e outras formas de expressão e são acreditados para ajudar os participantes a se conectarem com o espírito do de Ogum e receberem suas bênçãos.


Inclusive, aqui no Instituto Universalista Xamânico Despertar, temos em nosso cronograma a cerimônias Ayahuasca específicas para a conexão com Ogum,


Você pode entender mais sobre como Ogum se relaciona com a Ayahuasca clicando aqui, preparamos um texto específico para você entender como podemos trabalhar a energia de Ogum com as sagradas Medicinas da Floresta!


Gostou dessa publicação? Compartilhe o post nas redes sociais e nos ajude a ajudar cada vez mais pessoas!

138 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page