top of page

Perguntas frequentes sobre o(a) Espaço Despertar - Instituto Universalista Xamânico

1. Posso participar sozinho?

Sim. Exceto se for menor de 18 anos, que no caso precisa vir acompanhado de um responsável.

2. Como chego até aí?

O acesso é fácil. Pode vir de carro, Trensurb (Estação Sapucaia), Uber ou Táxi. O Mapa com a localização está no topo deste site.

3. Preciso de alguma experiência para  participar?

Não. Basta vir de coração, mente e alma abertos para receber as curas que precisa e das quais és merecedor (a).

4. Como acontecem as cerimônias?

Ritual Xamânico com as medicinas da floresta – Ayahuasca, Tabaco, Rapé e Sananga. Com fogueira, cantos, limpezas energéticas e espirituais. Trabalhamos de forma Universalista, por isso não temos dogmas, não temos religião. Xamanismo é uma filosofia de vida que exalta as forças da natureza e auxilia você a encontrar as respostas que precisa e que estão dentro de você mesmo. As cerimonias ocorrem normalmente nos sábados e, eventualmente nas sextas-feiras, sempre no mesmo horário, qual seja, das 20h às 05h da manhã. Para participar é preciso confirmar presença no whats, para ter seu nome colocado na lista. As principais recomendações para a cerimonia serão enviadas para você assim que confirmar presença.

5. O que são medicinas sagradas da floresta

Plantas de poder utilizadas pelos ancestrais indígenas que contribuem para um estado ampliado de consciência, possibilitando a cura dos corpos físico, mental, emocional e espiritual. As utilizadas no Instituto Despertar são Ayahuasca, Tabaco, Rapé e Sananga.

6. O que é Ayahuasca?

A Ayahuasca é uma bebida enteógena, ou seja, que promove uma espécie de “viagem” para dentro do ser em busca de centralidade e da manifestação interior do divino.

7. O que é Rapé?

Composto de ervas, cascas de árvores e outras plantas tradicionalmente usadas por tribos indígenas da América do Sul há milhares de anos, misturado, pilado e penerado com tabaco orgânico. De origem indígena, a medicina do rapé, chamada também de Dume Deshke (Huni Kui) ou Rome Poto (Noke Kui) dentre outros, é utilizada para promover bem-estar físico, emocional, espiritual, vigor, concentração e foco, além de possibilitar a cura de malefícios como: dores de cabeça, resfriados, sinusites, etc.

8. Para que serve o Tabaco

Tabaco é uma planta considerada como “Planta de Poder” ou “Medicina agrada da Floresta” dentro do xamanismo e outras tradições. Arqueólogos e historiadores acreditam que o Tabaco começou a ser cultivado no continente americano em torno de 6000 a.C., tornando-se uma planta sagrada dos povos pré-colombianos. No Xamanismo é considerado excelente para purificação, afastar energias negativas, defumação e conexão em rezo com o Grande Espírito.

9. Preciso parar de tomar meus remédios controlados para poder participar das cerimonias?

Depende de cada caso. Tipo e objetivo da medicação. Tempo de uso, etc. É preciso entrar em contato com a Direção do Despertar para esclarecimentos individuais.

10. Se eu for usuário de drogas ilícitas, como maconha, cocaína, LSD, dentre outras, posso tomar Ayahuasca?

Sim. Mas para cada caso também será necessária um avalição individual para se ter a exata percepção se pode ou não e também a dosagem certa para cada pessoa.

11. Há alguma contra indicação para se consagrar a Ayahuasca?

Sim. Nem todos podem fazer uso desta medicina sagrada. Há casos de patologias psíquicas, por exemplo a esquizofrenia, que estudos científicos recomendam o não uso da Ayahuasca. Para cada caso é preciso uma avaliação minuciosa dos dirigentes do Instituto, através de contato via Whats e pela Ficha de Anamnese que é obrigatória ser preenchida antes de cada ritual.

13. Quem tem problema de pressão alta pode tomar Ayahuasca?

Sim, mas dependerá de uma avaliação prévia de suas condições gerais de saúde, através de um contato com os dirigentes do Instituto.

12. Tem idade mínima para consagrar Ayahuasca?

Originalmente os povos indígenas não tinham essa limitação, entretanto, entendemos aqui no Despertar, que pela forma que são realizadas as cerimonias, em especial por conta das energias que são movimentadas, o aconselhável é que se tenha no mínimo 14 anos de idade, sendo que menores de 18 anos precisam estar devidamente acompanhados de um responsável.

14. Quem tem diabetes pode tomar Ayahuasca?

Sim, mas dependerá de uma avaliação prévia de suas condições gerais de saúde, através de um contato com os dirigentes do Instituto.

15. Quem tem síndrome de pânico pode tomar Ayahuasca?

Sim, mas dependerá de uma avaliação prévia de suas condições gerais de saúde, através de um contato com os dirigentes do Instituto.

16. Quem é bipolar pode tomar Ayahuasca?

Depende. Antes deverá passar por uma entrevista com os Dirigentes do Instituto para verificar suas condições gerais de saúde, tipo de medicação que usa, se realiza tratamento, entre outras questões fundamentais para este tipo de caso.

17. Quem tem esquizofrenia pode tomar Ayahuasca?

Esse é um dos raros casos indicados pela doutrina e pela ciência que estuda a Ayahuasca em todo o mundo, como sendo desaconselhável o uso da Ayahuasca.

18. Quem tem problema cardíaco pode tomar Ayahuasca?

Sim, mas dependerá de uma avaliação prévia de suas condições gerais de saúde, através de um contato com os dirigentes do Instituto.

19. O que pode me acontecer ao tomar Ayahuasca?

Você pode passar por uma experiência incrível de cura dos corpos físico, mental, emocional e espiritual. Ter diversas reações de limpezas, de várias formas, se encontrar espiritualmente, encontrar respostas pras questões da sua vida, que nunca mais será a mesma a partir de então. Ou você poderá entrar em um estado meditativo muito sereno, com pensamentos fluindo levemente. Ou você não sentir absolutamente nada. Tudo dependerá de como você estará no dia. O que você estiver buscando, sua fé, sua necessidade, como foi a sua preparação para a cerimonia, enfim...há muitas variantes para se saber o que irá acontecer. Nenhuma cerimonia é igual a outra. Por isso dizemos que você deve vir de coração, mente espirito abertos para receber as curas de que precisa e que és merecedor. Apenas confie. Você aqui estará bem amparado e cuidado. Deixe fluir.

20. Ayahuasca é legalizada no Brasil?

Sim. Através da RESOLUÇÃO Nº 1, DE 25 DE JANEIRO DE 2010, que dispõe sobre a observância, pelos órgãos da Administração Pública, das decisões do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas - CONAD sobre normas e procedimentos compatíveis com o uso religioso da Ayahuasca e dos princípios deontológicos que o informam. Aliado ao RELATÓRIO FINAL do GRUPO MULTIDISCIPLINAR DE TRABALHO - GMT- AYAHUASCA, ambos encontrados, na íntegra no menu inicial de nosso site.

21. Rapé é legalizado no Brasil?

Na verdade não há nenhuma lei que o proíba. E como é produzido através de uma mistura de plantas e ervas, com o tabaco, cujo uso é legalizado, por consequência, a utilização de Rapé está liberada até que se decida o contrário.

22. Posso me alimentar normalmente antes e depois de uma cerimonia?

É preciso ter alguns cuidados. Dois dias antes evitar o uso de álcool, gorduras, doces, frituras e carnes vermelhas. Se possível também evitar o uso de medicação e drogas em geral. Deve se evitar também brigas, discussões, lugares tumultuados e prática sexual desregrada, sem amor. Tais cuidados possibilitarão você a ter uma experiência melhor, com resultados mais eficientes com as medicinas sagradas da floresta.

23. Tem estacionamento no Despertar?

Sim. Contamos com uma ampla área de estacionamento dentro do nosso sitio, com portão, boa iluminação e rondas constantes de nossos irmãos da corrente do Despertar, e tudo isso sem qualquer custo para você. Pode vir de carro e ficar tranquilo.

24. Se chover mesmo assim tem cerimonia?

Sim. Nosso salão comporta um bom número de pessoas bem acomodadas. Os banheiros ficam dentro do salão, assim como o nosso fogo sagrado. Tudo acontece dentro do salão com todo conforto e cuidados que você precisa

25. O que é Xamanismo?

O xamanismo é uma crença espiritual/religiosa/filosófica, que busca a força interior e o reencontro dessa vida com os ensinamentos da natureza, cultuando a sabedoria dos ancestrais, levando em consideração a fundamentação científica e com o uso de plantas de poder que expandem a consciência de forma natural e de forma legal.

26. O que são Orixás

Assim como na Umbanda, onde os Orixás se apresentam como forças da natureza, no Xamanismo se cultua muito os elementos da mãe natureza, extraindo dela sabedoria, força e cura para os males do ser humano. Sendo assim, quando no Xamanismo se chama a força das águas do mar, por exemplo, pode se dizer que se está chamando por Iemanjá, Orixá das Águas do Mar. E assim por diante. Umbanda e Xamanismo se fundem e se complementam justamente por essa conexão com a natureza divina.

27. O Despertar possui toda a regulamentação necessária para seu funcionamento?

Sim. Temos Estatuto próprio, que regula nosso funcionamento enquanto Instituto Universalista Xamânico, capaz de realizar atividades/ritos religiosos/culturais e filosóficos com o uso das medicinas sagradas da floresta. Possuimos uma sede própria com Certificado de Licenciamento dos Bombeiros. E estamos aguardando a liberação do nosso CNPJ que pedimos para a Receita Federal no início deste ano de 2022 e que tudo indica logo estará a disposição.

28. Qual o valor de cada atividade no Despertar?

Para 2022 os valores do que chamamos de Energia de Troca de nossas atividades são os seguintes:

  • Cerimonia Xamânica – 100 reais

  • Roda de Rapé – 50 reais

  • Cursos de Reiki – 300 reais

  • Sagrado Feminino – 70 reais

  • Sagrado Masculino – 70 reais

29. Como posso pagar as atividades?

Em dinheiro, cheque, PIX ou transferência bancária online. Não aceitamos cartões de crédito nem de débito.

30. Como funcionam os cursos de Reiki Xamânico do Despertar?

Ocorrem sempre no penúltimo final de semana de cada mês, começando em fevereiro com o Nivel I, em março o Nivel II, em abril o Nivel III A, em maio o Nivel III B. Depois em julho o Nivel I, em agosto o Nivel II, em setembro o Nivel III A e em outubro o Nivel III B. Começa na sexta-feira a noite (das 20h às 23h) e sábado das 09h às 19h. Após ocorre a Cerimonia Xamanica que é opcional para quem fez o curso e cujo valor já está inserido, participando ou não. É fornecido todo material de forma virtual. A sintonização é realizada no sábado a tarde e logo após ocorre uma troca de reiki entre os alunos. No final é entregue o certificado. Durante os cursos são transmitidos conhecimentos específicos de cada nível, com base no Reiki Tradicional USUI, porém com muitas ferramentas do Xamanismo e da Umbanda para as aplicações.

31. Como faço para participar de uma cerimonia?

Basta entrar em contato conosco pelo Whats 51 981299558 – com Eduardo, ou 51 994541307 – com Ângela, para lhe conhecermos e realizarmos a sua inscrição e, assim, termos seu nome na lista.

32. Como faço para participar do Encontro das Deusas (Sagrado Feminino)?

Você precisa entrar em contato pelo Whats no nº 51 994541307 – com Ângela.

33. Como faço para participar do Encontro dos Soldados de Cristo (Sagrado Masculino)?

Você precisa entrar em contato pelo Whats no nº 51 981299558, com Eduardo.

34. Posso ficar dormindo no Despertar após as atividades

Sim. Não possuímos pousada, nem quartos disponíveis, mas você pode ficar dormindo no próprio salão onde são realizas as cerimonias.

35. Posso fumar nas dependências do Despertar?

Não. Aqui não é permitido o uso de qualquer substancia ilegal e nem o uso de cigarro e de bebias alcoólicas.

36. Posso fazer rezos com Rapé nas dependências do Despertar fora das atividades?

Não. Exceto se estiver na presença ou receber a autorização de um dos dirigentes do Instituto. Temos um respeito muito grande com todas as medicinas sagradas e agimos sempre com muito amor e disciplina em relação a todas elas.

37. Onde encontro a agenda do Despertar

38. É possível participar de uma cerimonia sem tomar a Ayahuasca

Não recomendamos. Pois são 9 horas de cerimonia e todos estarão conectados, sintonizados, com a vibração e a consciência ampliada, com músicas e canções que tocam no seu interior com mais profundidade se você estiver na frequência do trabalho. Não estar acompanhando a vibração da cerimonia pode tornar essas horas muito cansativas e ainda você ficará mais vulnerável a captar energias negativas que estarão sendo transmutadas.

39. Tem Ayahuasca, Rapé, Tabaco e Sananga para vender no Despertar

Apenas Tabaco e Rapé, exclusivamente para as pessoas que comparecem nas atividades do Despertar.

40. Tem Cachimbo, Curipe e Tipi para vender no Despertar?

Sim.

41. Tem roupas xamânicas para vender no Despertar?

Não.

42. Posso ficar com o celular ligado durante as cerimonias?

Não. Solicitamos sempre que os celulares estejam desligados e de preferencia fiquem dentro dos carros ou nas bolsas que ficam guardadas em local seguro. É o seu momento para se desligar do mundo externo e buscar a sua cura interior. Interferências externas só atrapalham nesse momento. E celular possui uma frequencia, que mesmo que não toque irá interferir no seu processo meditativo. Casos extraordinários de doença na família, por exemplo, podemos ajustar no dia com a pessoa interessada.

43. É permitido filmar e fotografar as atividades do Despertar

Não. Você pode registrar sua presença no Despertar antes e depois das atividades, mas durante preferimos eu você foque na sua cura.

44. Qual o horário de funcionamento do Despertar?

O mesmo das atividades conforme a programação do mês. Fora isso somente mediante prévio agendamento via Whats.

45. Posso tomar banho do Despertar?

Sim. Temos 10 banheiros, sendo 4 com chuveiros. Apenas traga sua toalha e seu material de higiene.

46. Posso cozinhar meu alimento no Despertar?

Sim. Temos uma ampla cozinha com todos os eletrodomésticos e suporte necessários. Traga seus alimentos que deseja consumir e faça você mesmo o seu preparo caso seja preciso.

47. Que tipo de lanche devo levar para compartilhar nas cerimonias?

Algo tipo uma pizza caseira, salgados em geral (pastéis, empadas, croquetes...), pães, frios, bolos, sucos, frutas. Na quantidade de um prato ou uma forma para juntar com todos e fazermos um lindo momento de confraternização pela manhã.

48. O que preciso levar para as cerimonias?

Trazer um travesseiro ou almofada e uma manta ou cobertor, além de uma garrafinha de água.

49. Que tipo de roupas devo usar numa cerimonia de Ayahuasca?

Usar roupas confortáveis, de preferência de cores claras e que não exponham muito o seu corpo.

50. Até que horas posso chegar no Despertar para participar de uma cerimônia?

Procure chegar no Despertar até no máximo 19:30 para dar tempo de você preencher a sua ficha de anamnese, se acomodar adequadamente, nos conhecermos um pouco, se ambientar no nosso Espaço Sagrado e ainda participar da Consagração do Fogo Sagrado, que ocorre pouco antes das 20h que é o horário que procuramos iniciar a cerimonia. Lembrando que você precisará ter entrado em contato conosco antes, durante a semana, garantindo sua vaga e estar com seu nome na lista.

Perguntas frequentes: Perguntas frequentes
bottom of page