top of page

Conheça Iemanjá - Rainha dos Mares, e sua relação com Fevereiro!

Olá, rezadores! Hoje vamos conhecer uma das divindades mais importantes e adoradas na cultura afro-brasileira: Iemanjá.


Iemanjá é o orixá do mar e é considerada a rainha dos oceanos e dos rios, além de ser uma das divindades mais antigas da religião afro-brasileira. Ela é conhecida como uma entidade protetora e generosa, capaz de trazer sorte, amor e prosperidade para aqueles que a adoram com respeito e fé.


Iemanjá é ainda associada à maternidade, à fertilidade e à renovação da vida, sendo representada por símbolos que incluem conchas, estrelas-do-mar, peixes e águas cristalinas. O azul é a cor mais comumente associada a Iemanjá, simbolizando o equilíbrio das emoções e a própria força da água.


As cerimônias e ritualísticas a Iemanjá são tradições muito importante para muitas comunidades afro-brasileiras, especialmente na região Nordeste do Brasil, onde é comum realizar cerimônias em sua homenagem, durante as quais oferendas são entregues à deusa como forma de agradecimento ou pedido de proteção.


Se você está interessado em conhecer mais sobre Iemanjá e a sua influência na cultura afro-brasileira, não deixe de visitar a praia de Salvador, na Bahia, onde acontece anualmente a Festa de Iemanjá, uma das mais tradicionais e expressivas celebrações de adoração à deusa do mar.


Além disso, leia o artigo que preparamos falando sobre Iemanjá e a sua relação com as cerimônias ayahuasca que realizamos aqui no Instituto Despertar.


A Homenagem a Iemanjá: Uma História de Fé e Devoção no Brasil




Havia uma vez uma comunidade na costa brasileira, onde moradores rendiam homenagens à rainha do mar, Iemanjá. Eles acreditavam que, ao honrar a deusa, teriam paz e prosperidade em suas vidas e nas águas.


Todos os anos, no mês de fevereiro, a comunidade se reunia na praia para celebrar a deusa com oferendas de flores, comidas e bebidas. Os moradores também dançavam e cantavam em sua honra, agradecendo por tudo o que ela fazia por eles.


Um dia, uma tempestade assolou a costa e ameaçou destruir as casas e barcos dos moradores. Eles se reuniram na praia, pedindo a proteção de Iemanjá. Incrivelmente, a tempestade se acalmou e as ondas começaram a se retirar, salvando a comunidade.

Desde então, a homenagem a Iemanjá se tornou uma tradição anual mais importante do que nunca, e a fé dos moradores em sua deusa nunca diminuiu. Eles acreditavam que, enquanto honrassem Iemanjá com sinceridade, ela sempre os protegeria.


E assim, a história da devoção à rainha do mar continua a ser contada de geração em geração, lembrando às pessoas da importância de honrar as forças da natureza e agradecer pelas bençãos recebidas.


Em resumo, Iemanjá é uma divindade cheia de histórias, simbolismos e tradições que a tornam uma parte importante da cultura afro-brasileira. Independentemente de sua crença pessoal, é inegável a força e o impacto desta deusa no imaginário popular brasileiro.


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre Iemanjá! Inscrevam-se na cerimônia ayahuasca que teremos para Iemanja no Instituto Despertar! Até a próxima.

12 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page