top of page

Ayahuasca: o que é, efeitos no corpo e benefícios


A ayahuasca é um chá preparado geralmente com a mistura de duas ervas amazônicas, o cipó Mariri e as folhas de Chacrona, sendo muito usada em rituais religiosos e terapêuticos com o objetivo de melhorar a percepção, a concentração e a consciência.


Conhecida também como “Hoasca” ou “Daime”, a ayahuasca contém DMT, harmalina e harmina, substâncias que aumentam os níveis de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e o bem estar e podendo, por isso, ser usada também para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós traumático.


O uso da ayahuasca pode causar alguns efeitos colaterais, como vômitos, náuseas e diarreia. Além disso, a ayahuasca não é recomendada em algumas situações, como esquizofrenia e bipolaridade e, por isso, deve ser usada somente de forma controlada, em ambientes médicos ou religiosos regulamentados.

Efeitos da ayahuasca

Os efeitos da ayahuasca no organismo variam de pessoa para pessoa e podem incluir visões, ou "miração", como divindades, paisagens e pessoas, que podem ser observadas com olhos abertos ou fechados e estarem relacionadas com emoções e experiências individuais, por exemplo.


Por possuir efeitos enteógenos, a ayahuasca também promove alterações no estado de consciência, atuando como um instrumento espiritual. Por isso, a ayahuasca é usada principalmente para fins religiosos, permitindo a conexão com o divino.

Possíveis benefícios

O uso da ayahuasca é mais conhecido entre tribos indígenas e algumas religiões brasileiras. No entanto, devido aos seus efeitos neuropsicológicos, muitos estudos têm avaliado os possíveis benefícios dessa bebida para o tratamento de situações, como:

  • Depressão, estresse e ansiedade: pois a ayahuasca melhora os níveis de serotonina no organismo, melhorando o humor e o bem estar geral desde o primeiro dia de uso do chá. Saiba como identificar uma depressão;

  • Estresse pós traumático: a ayahuasca permite reviver memórias que levaram ao surgimento da síndrome, permitindo tratar os medos ou facilitar o processo de luto, por exemplo. Conheça os sintomas de estresse pós traumático;

  • Vícios: o uso de ayahuasca promove um sentimento de conexão consigo próprio, com os outros, com o lado espiritual e com a natureza, diminuindo comportamentos prejudiciais à saúde.

Embora muitas vezes a ayahuasca seja comparada com uma droga, esse chá não recebe essa classificação, especialmente porque não causa efeitos tóxicos crônicos, vícios ou qualquer outro tipo de dependência.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais com o uso de ayahuasca variam de pessoa para pessoa e podem incluir vômitos, náuseas, sensação de frio ou calor e diarreia, que podem surgir logo após beber o chá ou algumas horas depois. Outros efeitos relatados incluem ainda suores excessivos, tremores, aumento da pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos.

Quando não é indicada

A ayahuasca não deve ser usada juntamente com bebidas alcoólicas, assim como essa chá não é recomendado para pessoas que estejam usando remédios inibidores da monoamina oxidase, como isocarboxazida, moclobemida, fenelzina, selegilina e tranilcipromina.


Além disso, a ayahuasca também é contraindicada para pessoas com transtorno bipolar, Parkinson, psicose ou esquizofrenia. Por isso, o uso da ayahuasca deve ser feito somente de forma controlada, em ambientes médicos ou religiosos regulamentados.



Bibliografia

  • SANTOS, G, Rafael et al. Ayahuasca, dimethyltryptamine, and psychosis: a systematic review of human studies. Therapeutic Advances in Psychopharmacology. Vol.7. 4.ed; 141-157, 2017

  • FONTES, P, Fernanda et al. Rapid antidepressant effects of the psychedelic ayahuasca in treatment-resistant depression: a randomized placebo-controlled trial. Psychological Medicine. Vol.49. 4.ed; 655-663, 2019

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page