top of page

Veja como o tratamento espiritual pode ajudar com a dependência química

Atualizado: 15 de fev. de 2022


Só quem enfrenta a dor de um dependente químico sabe o que é a luta diária para se livrar desse mal que atormenta tanto o usuário, como toda a família. Por isso, muitas vezes, o melhor caminho para se encontrar a luz é por meio de terapias específicas e que incluam um tratamento espiritual.


A ideia não é converter o paciente a uma determinada religião, mas trabalhar a espiritualidade e permitir que os estudos religiosos ajudem a pessoa no processo de reabilitação. Aliás, comprovadamente, a fé é capaz de causar efeitos muito positivos no cérebro humano e até mesmo de mudar a vida de dependentes em casos graves.


Sendo assim, se você passa por momentos difíceis ou conhece alguma pessoa nessa situação, tome alguns minutos de seu tempo para conferir esta leitura importante e conhecer um pouco mais sobre os tratamentos espirituais que podem ser uma solução perfeita para a sua saúde e recuperação. Vamos lá?


Afinal, como funciona um tratamento espiritual para dependentes químicos?

É muito importante reforçar que um tratamento espiritual não é o ensino de uma religião específica e muito menos foca a conversão do paciente. Na verdade, se refere a um conjunto de ações terapêuticas com fundamentos religiosos e um trabalho focado no desenvolvimento da espiritualidade de cada um, independentemente de crenças.


Para se ter uma ideia melhor, essa prática pode ser realizada no tratamento de infinitas doenças do corpo e da mente, o que inclui a dependência química, que afeta a saúde física do paciente, mas principalmente a psicológica.


Sendo assim, podemos destacar o tratamento espiritual como uma ação complementar de terapias específicas para a reabilitação de dependentes. Na prática, ele pode ser trabalhado de diferentes formas, como citaremos a seguir. Confira!


Por meio de leituras

Em uma clínica de reabilitação, os dependentes passam por uma série de sessões terapêuticas, o que pode envolver momentos de leituras importantes sobre a espiritualidade. Desse jeito, o paciente pode preencher seu tempo com novos conhecimentos, cultura e aprendizagem sobre assuntos motivadores e palavras de poder, que são capazes de mudar pensamentos e fazer enxergar novos horizontes.


Por meio de conversas e aulas

Entre essas terapias oferecidas por instituições de reabilitação, as rodas de conversa, palestras e bate-papos são maneiras comuns e eficientes para que o dependente possa ouvir e falar sobre o seu problema com especialistas e outras pessoas na mesma situação.


Dentro dessa prática, é possível trabalhar temas e exemplos de tratamentos espirituais, com aulas e conversas sobre religiosidade e seus benefícios na luta contra as drogas.


Por meio de atividades

Além do que já citamos como meios para um tratamento espiritual em uma clínica, ainda vale destacar a participação em atividades específicas com os dependentes, como meditação, relaxamento do corpo e da mente, trabalhos com a respiração e muitas outras.


E quais são os benefícios de um tratamento espiritual para um dependente químico?

São muitas as vantagens que um tratamento espiritual para dependentes químicos pode trazer à pessoa e à família, desde mudanças de prática e atitude até o impacto na saúde e no organismo. Para isso, separamos alguns desses benefícios para você conferir melhor. Veja a seguir!


Psicológicos

A dependência química é uma doença grave e que mexe, principalmente, com o psicológico da pessoa, ainda mais quando ela se sente sozinha e sem o devido apoio dos familiares e amigos. Naturalmente, nesses casos, o que ocorre é um afastamento da pessoa da vida social, possíveis pioras, atitudes impensadas e arriscadas, aumento do consumo e, até mesmo, tentativas de suicídio.

Por esse motivo, é preciso incentivar e possibilitar alternativas que sejam capazes de iluminar a mente do paciente e fazer com que ele acredite na sua recuperação. Um tratamento espiritual ajuda nesse processo, tendo em vista o trabalho focado na fé, perseverança e apoio ao lado psicológico da pessoa.


Sociais

Entre os benefícios de um tratamento espiritual para dependentes químicos, está a possibilidade de ressocialização do paciente, o que é fundamental nesse momento de fraqueza e dificuldade. Afinal, é muito comum que amigos e até parentes desistam e se afastem da pessoa, o que só tende a piorar o quadro dela.


Ou seja, jamais desista ou abandone um dependente, pois se trata de uma doença que é possível tratar. Para ajudar nesse processo de reaproximação com outras pessoas, os tratamentos espirituais são fundamentais, já que costumam reunir outros pacientes em situação semelhante e também possibilitam o contato com especialistas que conversam e apresentam novas perspectivas de vida.


Comportamentais

É natural que um usuário de drogas apresente comportamentos estranhos, especialmente sob efeito do entorpecente. Isso tende a piorar com o tempo e até pode se tornar perigoso — tanto para ele, como para as pessoas em volta. Um tratamento espiritual ajuda a minimizar e, até mesmo, acabar com essas atitudes muitas vezes agressivas.


Afinal, durante as terapias, o dependente fica distante das drogas e de seus efeitos no corpo, além de exercitar ações de controle e relaxamento com outras pessoas e com profissionais especializados.


Biológicos

Por fim, um tratamento espiritual afasta, por completo, o dependente da droga, o que funciona como um processo de limpeza e purificação do organismo. Sem dúvidas, esse é um dos momentos mais difíceis na vida do paciente, pois, naturalmente, ele sentirá falta e vontade de consumir o entorpecente até estar totalmente limpo.

Em contrapartida, os ensinamentos da espiritualidade agem para controlar e orientar a pessoa nessa fase de luta.


Independentemente do quadro que o dependente químico enfrenta, é sempre possível buscar alternativas inteligentes e saudáveis para a sua recuperação. Para isso, quebre todos os seus preconceitos, jamais utilize de força física ou de castigos, se informe mais sobre as terapias e sempre busque a ajuda de profissionais especializados.


Procure uma clínica de reabilitação, confira a possibilidade de um tratamento espiritual dentro das atividades oferecidas e dê uma chance de o paciente desenvolver sua espiritualidade e acreditar que é possível vencer mais essa barreira e, finalmente, se libertar dos vícios pelas drogas.


Gostou do nosso post? Conhece alguém em situação de dependência química e quer saber como ajudar de forma eficiente? Então, não deixe de participar de nossas cerimônias para receber, em primeira mão, auxilio espiritual e um tratamento complementar que certamente ajudarão!


Fonte: https://blog.viversemdroga.com.br/tratamento-espiritual/


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page