top of page

Ogum e Ayahuasca: Combinando forças para cura e auto-descoberta

Atualizado: 6 de fev. de 2023



Ogum é uma figura poderosa e reverenciada na tradição religiosa afro-brasileira do Candomblé, e é considerado o santo padroeiro do ferro, da guerra e da força masculina. Ele é frequentemente invocado para proteção, vitória e sucesso em batalha.


Por outro lado, a ayahuasca é uma bebida sagrada utilizada há milhares de anos pelas culturas indígenas da Amazônia, que é conhecida por suas propriedades curativas e espirituais. Embora sejam de origens e práticas diferentes, Ogum e ayahuasca estão sendo cada vez mais associados em rituais e cerimônias de cura e auto-descoberta.


A ayahuasca é conhecida por suas propriedades enteógenas e é usada para ajudar as pessoas a se conectarem com seus "Eus" internos e obter insights sobre suas vidas. Muitas pessoas relatam ter experiências espirituais e curativas durante seus trabalhos com a ayahuasca. A planta é geralmente consumida em cerimônias lideradas por chamados "curandeiros" ou "xamãs", que são especialistas na preparação e administração da ayahuasca.


Algumas pessoas acreditam que Ogum e ayahuasca podem ser combinados para obter benefícios ainda maiores. A ideia é que Ogum, como um protector e guerreiro, possa ajudar a proteger e guiar as pessoas durante suas jornadas espirituais com a ayahuasca. Alguns curandeiros e seguidores de Candomblé têm incorporado Ogum em suas cerimônias de ayahuasca, invocando-o antes e durante o trabalho com a planta para obter sua proteção e orientação.


É importante notar que a combinação de Ogum e ayahuasca não é amplamente aceita e é considerada controversa por alguns. Algumas pessoas acreditam que a mistura de práticas de diferentes culturas e religiões é inadequada e pode diluir ou distorcer a mensagem original de cada prática. Além disso, é importante lembrar que a ayahuasca é uma substância poderosa e pode ser perigosa se usada inadequadamente ou sem orientação adequada.


Apesar disso, muitas pessoas relatam ter tido experiências positivas e transformadoras com a combinação de Ogum e ayahuasca. Alguns relatam sentir-se mais seguros e guiados durante seus trabalhos com a ayahuasca, enquanto outros relatam ter tido curas emocionais e físicas E é justamente por isso que aqui no Instituto Despertar você tem a oportunidade de se conectar com a força de Ogum nas nossas Cerimônias de Ayahuasca!


Quer saber mais sobre Ogum?


Confira este artigo onde relacionamos quem é Ogum ao lado de outras divindades de diversas culturas e aprofunde os seus conhecimentos! Clique aqui!

128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page