top of page

Estudo do Rapé

Atualizado: 25 de jan. de 2022

O rapé é um pó feito geralmente de tabaco e outras ervas e cinzas de árvores que são moídos e transformados em um pó fino e aromático que é aspirado ou soprado pelas narinas. Seu uso é ancestral e já esteve bem presente em diversos lugares e épocas. Porém seu aspecto mais interessante é o uso pelas tribos indígenas e pelos caboclos da floresta, que o utilizam para diversos fins, entre eles medicinais e cerimoniais.


O rapé um aliado de valor, que assim como outras substâncias dos reinos vegetal, mineral e animal que existem nas florestas, estão ai para auxiliar e ensinar aqueles que puderem compreender que onde há vida, existe uma ciência, um ensinamento divino, que pode nos auxiliar em muitos aspectos, inclusive físicos, mentais e espirituais. Acredito na importância da valorização dessa cultura e das medicinas naturais tradicionais e ancestrais existentes e na importância do resgate histórico e preservação desses conhecimentos que correm o risco de desaparecer em meio a atual banalização de valores e de tudo que é simples e natural, que vivemos hoje.



APURINÃ (Média)

(Rapé sem tabaco).

Rapé vindo da tribo Apurinã que vive na fronteira do Acre com o Amazonas, na região Sulina da Amazônia. O rapé Apurinã de cor verde não contém Tabaco e é feito com uma planta nativa da Amazônia que a tribo mantém em segredo. Eles dizem que não plantam o seu rapé, uma vez que em algumas vilas eles têm seu “terreiro dos ancestrais”, um lugar consagrado pelos anciõess da tribo, onde ervas usadas para o preparo de sua medicina crescem ali naturalmente. Eles apenas dão água e colhem tais ervas, cuidando para que não sequem e não desapareçam. Eles utilizam o seu rapé principalmente para meditar, porém também para caçar e aguçar os sentidos em geral.

Os índios Apurinã do Amazonas, por exemplo, usam entre outras ervas, uma planta chamada por eles de awiri, que traduzem como sendo "tabaco", porém especula -se que esta planta, que nasce à beira dos rios nas épocas de estiagem, seja uma planta da família da coca ou um tipo de tabaco selvagem encontrado na Amazônia e na Mata Atlântica. Este rapé é muito utilizado para tratar rinite, sinusite e enxaqueca. Usado por os povos originários para conexão com os ancestrais.


SHUNÃ (Forte)

Tabaco orgânico, cinzas de tsunu e ervas sagradas.

Muito bom para descarrego e limpeza de energias nocivas. Ajuda na conexão com as plantas, principalmente grandes arvores que são as abuelas da floresta. Tem o poder sagrado por possuir o espirito e encanto das árvores e pode tanto te aterrar como as raízes ou te elevar como as copas das árvores.


YUBUKÃ (Forte)

Tabaco orgânico, cinzas de Anjico e ervas sagradas.

Tem o poder de conexão com os animais principalmente com a Jibóia. Trabalha rapidamente a cura física, espiritual e mental limpando esses 3 caminhos do ser.



ANJICO (forte)

Tabaco orgânico e cinza da casca de anjico.

Utilizado para doenças respiratórias, asma e bronquite, gripes, resfriados, inflamações, doenças nos pulmões e útero. Bom para buscar visão, facilita viagem astral na busca de cura e elevação espiritual.


TSUNU (médio)

Tabaco moído e cinza de tsunu.

È um rapé que atua em todo o corpo energético e ajuda na limpeza energética e física. Bom para tontura, febre, má digestão. Tira a panema (preguiça, má-sorte). Possui um espírito de grande poder, trazendo curas, proteção e descarrego de energias negativas. Muito bom para nos conectar com a mãe terra.


MURICI (médio)

Tabaco moído e cinza de murici.

Atua nos centros energéticos do baixo ventre, promovendo o aterramento e a firmeza. Bom para dores de cabeça, descongestionante e traz limpeza, muito bom para ansiedade.


CANELA DE VELHO (médio)

Tabaco moído e cinza de canela de velho.

Atua nos 3 centros energéticos: Mental, emocional e físico. Promove a limpeza no organismo, alivia dores nas juntas, ossos e costas. Ajuda a conectar com o espírito das matas.


MURICI COM ERVA DOCE (suave)

Segue a cura do Murici tradicional acrescentando otimismo, coragem e força de vontade para lidar com as dificuldades do dia a dia (espirituais, mentais e físicas). Muito indicado para depressão, angústia e ansiedade.


7 ERVAS (suave)

Tabaco orgânico, cinza de mulateiro e 7 ervas sagradas.

Bom para o equilíbrio mental , espiritual e físico e alinhamento dos chakras. Indicado para iniciantes no estudo do rapé. Pode ser usado tanto para o primeiro sopro do dia como para antes de dormir e ter bom sono e sonhos.


CUMARU (médio)

Tabaco moído e cinza de cumaru.

Rapé muito usado pelos índios Huni Kuin durante as cerimônias para clarear a mente e tirar a panema (moleza). Acreditam que este rapé possui muita sabedoria e encantos. Trabalha nos chackras da Cabeça limpando, equilibrando. Possui ação descongestionante e anti-alérgica. Combate doenças espiratórias (bronquite, tosses e gripes). Também usado para problemas cardíacos. Combate cólicas.


AFRODITE (médio)

Tabaco moído, cinza de Cumaru, canela e rosas.

Rapé rezado na energia feminina evocando toda a energia de Afrodite ¨Deusa do amor e da Beleza¨. Rapé com poder de promover o empoderamento feminino e trazer toda a energia do amor e o entendimento para caminharmos em beleza no físico e espiritual e sentir todas as situações da vida com mais perfume. Ajuda a controlar diabetes e a conter o risco de câncer. Diminui a fadiga e dá ânimo e força de vontade. Bom para as vias respiratórias, pele e ossos.


MULATEIRO (médio)

Tabaco moído e cinza de mulateiro.

Trata-se de uma medicina de interesse do público feminino devido às suas propriedades serem muito utilizadas na cosmética. ¨Conta a lenda que as guerreiras amazonas se banhavam em noite de lua cheia de um preparado da casca do mulateiro para se manterem sempre jovens e belas¨. Sendo assim o ensinamento e cura espiritual dessa medicina trata-se de olhar tudo com amor e ver a beleza em tudo. Ajuda na concentração e foco para meditação.


CABOCLINHO (médio)

Tabaco orgânico, cinzas sagradas e aniz estrelado.

Rapé que aflora a intuição e a percepção facilitando o contato com os reinos invisíveis. Traz boa energia e traz transformação. Tem o poder de deixar a pessoa mais segura em suas decisões. Rapé que proporciona bem estar.

Estimula o o bom funcionamento do sistema nervoso, bom para reumatismo e dores nas costas, ajuda na imunidade.


LUZ DE OXUM (médio)

Tabaco orgânico, cinzas de Murici e Mulateiro, Romã, Artemisia e pétalas de Rosas.

Rapé com a força do sagrado feminino, a luz divina de mamãe Oxum que com seu brilho ilumina nossas vidas. A Artemísia é considerada a erva das mulheres por auxiliar nos vários papéis diários, nos ciclos menstruais e nos trabalhos de parto. A casca de Romã trabalha com a ancestralidade e celebra o amor. A Rosa é singela significando a emoção, a delicadeza e a beleza da mulher.


YEMANJÁ (médio)

Tabaco orgânico, cinzas de Mulateiro, Cidreira e Rosas.

Rapé rezado na energia das águas de mamãe Yemanjá a Rainha do Mar. Dedicado ao sagrado feminino. Traz o equilíbrio das emoções e como ensinamento a simplicidade, fluidez, purificação e o acolhimento. Rapé do bem estar, tranqüilidade e bom sono. Purifica os maus pensamentos, harmoniza o corpo e o espírito e clarea a mente.


JUREMA (médio)

Tabaco orgânico, cinzas de Tsunu e Pó da raiz da Jurema Preta in natura.

A raiz da Jurema preta é a parte da planta usada nas cerimônias religiosas em algumas tribos do nordeste Brasileiro possui grande quantidade de DMT. É utilizada pelos pajés como uma das plantas com maior poder espiritual. Ela ajuda na melhora da clarividência e a mediunidade. Também é ótima para a limpeza energética. O rapé da jurema é também indicado para ser usado nas cerimônias com a ayahuasca por possuir uma força intensa e que pode se sentir o DMT agindo no organismo.


IANSÃ (Forte)

Cinza de Caneleiro com tabaco orgânico, folhas de pitangueira e eucalipto.

Rapé na energia de Iansã. Mulher forte e guerreira, simboliza o movimento e força. Vem trazer uma medicina intensa de muita energia, trazendo consigo o movimento, intensidade e conexão espiritual. Promove limpeza, não só do físico, na qual ajuda a amenizar dores musculares, mas também do espiritual por causa das propriedades da pitangueira que limpa e regenera o espírito, também temos o eucalipto que afasta energias negativas, limpa a aura e harmoniza.


ABUELO (médio)

Tabaco orgânico, cinzas de Cumaru e folhas de Coca.

Rapé indicado para combater náuseas e tonturas e fadigas. Para os indígenas Aymaras e Quechuas a folha da Coca é sagrada e é utilizada em cerimônias e rituais. Também é conhecida por trazer prosperidade e pelos Incas como um presente dos Deuses.


SÃO MIGUEL (forte)

Tabaco orgânico, cinzas de Tsunu e Caneleiro, sálvia, arruda e hortelã.

Rapé rezado na energia de São Miguel e indicado para proteção, limpeza e harmonização. Ideal para usar antes e depois de cerimônias.


CUMARU MENTOLADO (médio)

Tabaco orgânico e cinzas de Cumaru com Hortelã.

Rapé refrescante e de muito bem estar, bom para meditação e de boa elevação. O eucalipto afasta energias negativas, limpa a aura e harmoniza.


RAPÉS DIRETO DA FLORESTA (ACRE)


VEIA DE PAJÉ (forte)

Tabaco mói e cipó conhecido como veia de Pajé e cinzas sagradas.

Rapé de conexão forte, usado pelos pajés para obrterem visões durante suas curas e cerimônias. Previne entupimento de veias, bom para problemas de coração, regula o batimento cardíaco, alivia dores e tira o casaço.


PARICÁ (forte)

Tabaco mói e cinza de paricá.

Rapé muito Visionário e divinório que os pajés usam para entrar em transe e ter suas visões e previsões nas suas curas e cerimônias. Rapé que fornece grande resistência física e espiritual.


SAMAÚMA (forte)

Tabaco orgânico e Cinza da casca da Samaúma.

Feito com a cinza da casca da árvore mais imponente da floresta amazônica. Rapé de muita força espiritual, excelente para meditação e de grande conexão com o espírito da floresta. Rapé de acolhimento que facilita a instropecção e busca de respostas dentro de si.


PIXURI (forte)

Tabaco orgânico e Pixuri e cinza Sagrada.

Rapé de poder relaxante, melhora a circulação, diminui o stress e dores de cabeça. A semente de pixuri é utilizada de forma medicinal pelos povos do Norte e Nordeste, e em algumas cerimônias como aditivo da Ayahuasca, ajuda na proteção contra energia negativas.


SAMSARA (médio)

Tabaco orgânico, folhas de Samsara e cinzas sagradas.

Promove um relaxamento profundo. Alivia o estresse, relaxa os músculos e a mente. Ótimo para relaxar e meditar após um dia corrido de trabalho.


LOURINHO (forte)

Tabaco orgânico, erva lourinho da Amazônia e cinzas sagradas.

Rapé aromático que cuida de problemas nasais, limpa a mente. Promove a limpeza do espoiritual dando sensação de leveza no corpo. Rapé muito usado pelos povos indígenas do Acre.


TSUNU DA MATA (forte)

Tabaco orgânico, cinzas de tsunu e ervas especiais.

Rapé encorpado e mais forte que o Tsunu tradicional, mas reúne todas as curas que o mesmo traz. Ótimo para usar em cerimônias e na força da ayahuasca, indicado para limpezas .


YAWANAWÁ (médio)

Tabaco mói, cinzas de tsunu e ervas sagradas.

Feito pelos indígenas da etnia Yawanawá tem o poder de cura e traz força espiritual. Auxilia na limpeza energética e combate o cansaço físico, mental e espiritual. É usado pelo povo yawanawá depois do trabalho para relaxar e esfriar a memória. Pode ser usado a qualquer hora do dia.


KAXINAWÁ (médio)

Tabaco mói, cinzas de tsunu e ervas sagradas.

Feito pelos indígenas da etnia Huni Kuin. Ele promove o fortalecimento do espírito e a conexão com Yuxibu 9espírito da floresta). Promove a limpeza mental, concentração, foco e relaxamento corporal.

Bom para e redução do stress, diminui a ansiedade, alivia problemas de depressão. Bom para renite, sinusite, gripe e enxaqueca. Proporsiona um bom sono e sonhos.


-CANELEIRO (forte). Tabaco orgânico e cinzas de Caneleiro.

Proporciona uma força contínua e bem marcante. Atua vigorosamente no equilíbrio dos três centros: mental, emocional e físico .

Anti- inflamatório e analgésico, muito bom para dores em geral.


- JATOBÁ (forte). Tabaco orgânico e cinzas de Jatobá.

O rapé preparado com as cinzas do Jatobá é um forte aliado nos processos de cura e limpezae, essa planta fortalece nossos escudos astrais , portanto é recomendado nos tratamentos de limpeza e desobsessão espiritual.

Seu uso alem de restabelecer as proteções naturais/espirituais emana uma força que impede seres de baixa vibração se aproximarem. A fava do Jatobá pode ser comparada com a grandeza da vida.


- RAiNHA (médio). Tabaco orgânico cinzas sagradas, e ayahuasca (chacrona e mariri).

Rapé que preserva os principios ativos e proporciona bem estar ao organismo. Com energia feminina esse rapé é bem aceito pelo organismo de ambos os sexos. Ideal para ser usado nos trabalhos com a ayahuasca potencializando o efeito do chá e se usada fora dele traz paz de espirito e uma energia acolhedora. Ajuda na auto estima, expansão da percepção.


- ARROEIRA (forte). Tabaco orgânico e cinzas de arroeira. Rapé que equilibra as energias mental, emocional e espiritual. Traz sensação de bem estar. Ajuda nos distúrbios respiratórios, reumatismo, gastrite, bronquite, artrite e diarreia.


-MULUNGU (forte). Tabaco orgânico e cinzas de mulungu. Rapé de forte conexão com os seres elementais é considerado um rapé que traz tranquilidade espiritual alivia confusões mentais. Traz muita clareza e proteção do espírito.

Tem ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, tranquilizante, antidepressiva e antinflamatória.


-COPAÍBA (forte) Tabaco orgânico e cinzas da copaíba. Rapé aromático, auxilia nos problemas relacionados as vias urinárias e respiratórias, é antinflamatório, ajuda nos casos de dor de garganta, bom para cicatrização, alivia gastrites e azias, desentoxica o organismo, alivia dores muscularese é bom para circulação. Rapé de conexão e elevação. Ajuda a trabalhar o passado e acertar tudo que ficou mal resolvido na ancestralidade e também trabalha as emoções e sentimentos.


-RAPÉ DA ONÇA (forte). Tabaco orgânico e cinzas sagradas. Rapé de conexão, limpeza e elevação. Tem grande conexão com a terra, trabalha a energia yang equilibrando com a yin. Feito na energia e conhecimento do povo Huni Kuin.

**SANANGA (colírio indígena). Ajuda na descalcificação da glândula pineal, além de trabalhar nosso chackra frontal e tirar a panema (preguiça). Deixa a visão mais nítida e traz mais foco. Trabalha a cura na parte coronária podendo reverter casos de miopia e catarata entre outros. Indicado aplicar uma vez por semana ou a cada 15 dias.


JUREMA BRANCA (forte): tabaco organico, cinzas sagradas e JUREMA Branca. Possui contido em si aspectos espirituais inerentes à esta espécie vegetal, durante a meditação, facilita o contato com a mãe natureza. Lembrando o aroma da mata. É um rapé que contribui para a reconexão do ser humano com sua essência original. Regula o stresse e o sistema imunológico. É Antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, ansiolítico e relaxante. Tonificante do cérebro cansado



***Todos os rapés são feitos artesanalmente respeitando a tradição dos povos indígenas e são rezados com amor e muita dedicação.

***Os rapés vindo do Acre contém alguns componentes que não são divulgados pelos indígenas para manter esse conhecimento ancestral apenas com o povo da etnia. Assim como seus benefícios, na visão deles os rapés curam todos os males basta confiar e ter propósito. Todas as informações que passei aqui sobre os rapés indígenas foram relatadas através de conversas com os feitores e através de minha experiência como feitor de Rapé.

Haux Haux


ATENÇÃO ... Como trabalho com uma variedade grande de rapés, sempre se informar quais estão disponíveis, pois dependo de matéria prima vinda do Acre.

Nei Rocha



ENCOMENDA DE RAPÉ


Para 2022 vamos alterar um pouco a forma de fornecer a medicina do RAPÉ.

Será apenas mediante encomenda.

Quem desejar adquirir conosco precisará encomendar até o dia 15 de cada mês. No dia 16 enviaremos o pedido para nosso Irmão NEI que faz o feitio e assim que chegar avisaremos quem encomendou para vir pegar.

O pagamento deverá também ser antecipado, ou seja, até o dia 15, para garantir o pedido.

E isso já é a partir desse mês de janeiro, portanto, quem quiser rapé faça logo sua encomenda pelo meu whats (51) 981299558.


Qualquer dúvida estamos a disposição.


Aho!


270 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page