Culto dos Orixás: uma Prática Xamânica
Atualizado: 15 de fev. de 2022

Sabemos que o termo Xamã vem da Sibéria para designar a arte de promover, Equilíbrio, Harmonia e Saúde psicofísicas, através do estado de êxtase ou da expansão da consciência, que o Xamã adquire após longos períodos de treinamentos e iniciações.
O Termo Xamanismo, também hoje em dia é utilizado para definir determinadas práticas espirituais e ritos religiosos, proto-históricos, e primitivos. Estas práticas tem em comum o culto a Natureza, e estão divididos em diversas modalidades tais como:
Xamanismo dos aborígines (índios) siberiano.
Xamãs de tribos indígenas de todas as América.
Os adeptos do Druidísmo, da Filosofia Wicca e dos Cultos a Grande Mãe Natureza. Estas civilizações que povoaram toda Europa, tiveram seu primeiro apogeu em torno de 9.000 anos antes da era Cristã.
Ainda temos as práticas dos povos Aborígines da Índia como o Povo Drávida ou Tântrico que tiveram seu apogeu em torno de 10.000 anos antes da era cristã.
Dentre muitos outros povos aborígine da antiguidade.
As mais antigas obras de artes datam de 35.000 a 10.000 anos antes da era cristã. Estas imagens representam figuras humanas de mães, e foram chamadas de Vênus pelos arqueólogos. Esculpidas em osso, marfim e pedra ou moldadas em barro, foram encontradas por toda a Europa e na África.
Estas pequenas estatuetas com grandes ventres, seios repletos e volumosos, coxas grossas, eram representações de Deusas Mãe, da Velha Religião, assim como é chamado este Culto de origem matriarcal, que antecede os cultos patriarcais, mas este assunto abordarei em uma outra oportunidade. Também era uma religião de Êxtase.
Estas Deusas foram chamadas de vários nomes:
Na Índia temos a Deusa Dravica, Kalí.
Da Venezuela a Deusa Puana, a serpente que criou Kuma a primeira Mulher, de quem nasceu todas as coisas vivas.
O povo Fon do Daomé reverencia Nana Buruku a Grande Mãe que Criou o Mundo.
Mas voltando ao Orixás e ao Xamanismo.
O Culto dos Orixás que ficou muito conhecido no Brasil, também é uma prática de Xamanismo. Possui um sistema complexo de Hierarquia, e modalidades tais como cultos de:
Orunmila Ifá. Ilé (Casa, templo) de Orunmila Ifá.
Ilé Ase Orixás. Candomblés de, Jeje, Ketu, Nago, Angola dentre outras.
Ilé Egun. Casa dos ancestrais.
As práticas xamânicas tem com o base a utilização das forças da natureza. O culto de Orunmila-Ifá e dos Orixás também tem o objetivo de cultuar e utilizar estas forças; Fogo,