top of page

Benefícios do Mar e da Natureza: Efeitos Positivos da Praia no Nosso Psicológico e Corpo


A partir de hoje, você pode aproveitar (ao máximo) o seu contato com o mar, sem nenhuma culpa! A sabedoria antiga diz que ficar perto do mar é bom para a nossa saúde.


E isso é realmente verdade, de acordo com várias pesquisas científicas! Então, veja o nosso conteúdo de hoje na beira do mar ou até antes… para depois se divertir, relaxar e deixar que a natureza faça a sua parte na criação de uma vida muito mais saudável para todos nós!


Há inúmeras pesquisas científicas que justificam que a gente mantenha contato direto com a natureza, em todas as suas formas benéficas, como campos, grama, parques, árvores, animais, etc.


Na produção de hoje, focaremos as nossas reflexões nos benefícios que o mar e a praia podem promover no nosso funcionamento psicológico e corporal.


Com isso, estamos afirmando que as praias vão além de gerar momentos de divertimento, elas, efetivamente, podem ajudar na nossa saúde e até reduzir patologias ou auxiliar no processo de cura de várias doenças.


Duvida?


Então, vamos entrar nessa viagem marinha agora mesmo!


Ah! Se você gostar do nosso conteúdo, lembre de compartilhar ele com os seus amigos, familiares e colegas que ainda não aproveitaram os benefícios que o mar e as praias podem nos dar.


Combinado?


Redução do Estresse e Depressão

Por si só, a praia pode ter um potente efeito relaxante, talvez até para as pessoas que têm fobia da água de mar (que aprendem a lidar com essa situação).


Um dos elementos químicos que pode auxiliar nesse processo de atacar o estresse negativo é a presença de magnésio na água naturalmente salgada, além de várias outras substâncias benéficas.


Lembrando que o magnésio (em nível adequado) relaxa a musculatura do nosso corpo. Com isso, ela pode reduzir a tensão tanto das articulações, quanto dos nossos músculos.


E, desse modo, tendo em vista a ligação entre mente e corpo, também ocorre a diminuição do nível do estresse, da ansiedade e até da depressão.


Relaxamento e Bem-estar

De acordo com as pesquisas desenvolvidas pelo psicólogo ambiental inglês Mathew White (Exeter), quando colocamos uma pessoa na praia não há nenhuma grande surpresa que ela ficará mais relaxada.


Mathew, e seu grupo de pesquisa, descobriu que as pessoas que viviam perto da costa relatam ter uma melhor saúde, mais qualidade de vida e bem-estar do que as que vivem longe desses locais.


O efeito benéfico foi o mesmo independente do nível econômico das pessoas que participaram dessa pesquisa.


O grupo de pesquisa do psicólogo Mathew também fez experiências de laboratório com o objetivo de estudar os benefícios fisiológicos de uma “vida costeira”.


Eles pegaram pessoas em situações de estresse, como no caso de cirurgias dentárias e as colocaram olhando para uma “praia virtual” (ainda dentro da sala de atendimento clínico do dentista).


O resultado foi que os pacientes relataram menos dor quando estavam no cenário de praia virtual. Ou seja, mesmo o contato com a “natureza artificial” pode ajudar o humano!

O mesmo psicólogo sugere que o contato com o oceano pode ser uma forma muito benéfica de terapia.


Nesse sentido, até o surf, ou outro esporte na água, por si só, pode auxiliar no nosso bem-estar e até no cuidado com crianças com algum problema de comportamento, emocional ou doença psicológica.


De acordo com os estudos do professor de saúde comportamental da Universidade da Pensilvânia (EUA), Orfeu Buxton, os sons repetitivos das ondas batendo na costa são tranquilizantes e podem ajudar na entrada de um estado de meditação, e isso ajuda no fortalecimento do cérebro.


O mesmo é defendido pelo médico Richard Shuster, que diz que olhar o oceano muda a frequência do nosso cérebro e nos coloca em estado de meditação.


Conforme pesquisas científicas, cores produzem efeitos psicológicos, emocionais e físicos. Por exemplo, o azul é muito usado para transmitir calma, de acordo com Anne Gherini (Affinity).


Por isso, o contato com o mar azul pode ser muito benéfico ao nosso funcionamento psicológico.


O simples contato da nossa pele com a água fria do mar pode ser muito revigorante. Ela acelera os nossos batimentos cardíacos, ajuda no sistema imunológico e pode até reduzir a pressão arterial.


Lembre que os exercícios na água não sobrecarregam os tendões e articulações, como pode ocorrer fora dela. Por isso, são excelentes para quem está acima do peso ou está com problemas físicos.


O caminhar na beira da praia pode ser um belo exercício para todos os membros inferiores (além da nossa mente, é claro!), ativando a funcionalidade das nossas veias e a melhora da circulação sanguínea como um todo.


Você pode testar andar descalço, para ver se isso irá estimular positivamente o seu corpo e a sua mente.


A explicação para investir nisso vem da Acupuntura. Há várias redes nervosas na sola do pé e até pontos que são usados no tratamento de doenças pela Acupuntura.


E mais, assim como nosso pulmão absorve os íons do ar, os nossos pés fazem isso via contato com areia da praia (energia da Terra), isso foi defendido por um estudo publicado no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”.


O efeito pode ser mais potente se você, ao entrar na água, focar a sua consciência no contato com ela, na temperatura, no cheiro, na cor, no ambiente.


Fazendo isso, a sua mente entrará em sintonia com a natureza e as ruminações negativas (preocupações, medos, raiva, etc.) podem ir reduzindo, ficando em segundo plano ou até serem anuladas.